Vida em Perspectiva

Um espaço para pensamentos.

Arquivo do blog

  • ►  2009 (1)
    • ►  fevereiro (1)
  • ▼  2011 (3)
    • ►  junho (1)
    • ▼  setembro (1)
      • Sobre a gratidão
    • ►  novembro (1)
  • ►  2012 (1)
    • ►  maio (1)
  • ►  2013 (1)
    • ►  março (1)
  • ►  2014 (1)
    • ►  janeiro (1)

Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto
Guilherme
Guilherme é Engenheiro Ambiental formado pela Escola de Engenharia de Piracicaba e Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo. Um dos ganhadores do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia - Ano 2008, se dedica atualmente à pesquisa e desenvolvimento de Reatores Biológicos que convertem resíduos (potenciais fontes de poluição industrial e doméstica) em energia renovável sob a forma do gás hidrogênio, uma fonte energética que não gera gases do efeito estufa. http://www.facebook.com/guilherme.septimus
Ver meu perfil completo

Seguidores

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Sobre a gratidão

A gratidão não é apenas a maior das virtudes, mas a mãe de todas as outras. Assim disse Marcus Tullius Cícero, um reconhecido escritor e orador romano nascido no ano 106 antes de Cristo.
Para converter a afirmação em fato, basta refletir por um instante e compreender que a gratidão é, entre outras definições, o meio pelo qual o que é justo se conecta ao que é bom, resultando naquilo que denominamos de belo. Dessa forma, por coincidência ou não, a gratidão se resume em valores muito próximos aos que Platão (428 a 348 a.C) propunha como sendo de caráter indispensável ao homem.
Ao lançar luz sobre tudo o que nos trouxe até o ponto que estamos agora, enxergaremos pessoas especiais; que nos abrigaram, nos alimentaram e protegeram, sobretudo quando éramos totalmente indefesos: nossos pais. Porém, a contabilidade do merecido agradecimento, extende-se muito além do seio familiar, a ponto de podermos corroborar a afirmação de que absolutamente todo indivíduo que age para o bem é digno de nossa gratidão.
Ás vezes nos flagramos pensando que somos pequenos demais e, portanto, nossa intervenção neste mundo é nula. Contudo, esse pensamento rapidamente esvaece quando é confrontado com um “obrigado” que nos é direcionado em meio aos eventos corriqueiros do dia-a-dia.
É certo que quando alguém nos agradece, este último reconheceu em nós algum valor. Logo, me parece que uma das “fórmulas” para “ser importante” é servir para ser servido, tendo como “dharma” a máxima de que a vida retribui e transfere.
Há somente verdade no fato de que a maior qualidade do ser humano é transformar para o bem a vida de outro. Um gesto, uma ação, uma palavra que, com sabedoria, são direcionadas a um semelhante podem ser passadas a frente e desencadear grandes mudanças, como numa reação em cadeia. Afinal, desde o nascimento estamos todos ligados por fluxos multidirecionais de interação social, que nada mais são do que a parte mais importante daquilo que chamamos de vida.
Devemos, assim, exercitar constantemente a gratidão, pois sem essas conexões, sem as incontáveis pessoas anônimas (muitas vezes) que interagiram no momento certo em nossas vidas, não chegaríamos a ser o que hoje somos.
Por fim, ser grato nos leva a reconhecer que é a existência do outro que dá sentido à nossa vida. É somente numa relação fraterna de proximidade com o semelhante que nos conectamos novamente a essência do mundo, e porque não dizer à Deus ? Se, assim como pensava Baruch Espinoza, este é a substância da qual tudo é feito.


Postado por Guilherme às 14:36 Um comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: gratidão; sabedoria; essência; espinoza;
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Comentários (Atom)
Tecnologia do Blogger.